IDENTIFICAÇÃO
ESCOLAS MUNICIPAIS
Escola Municipal Presidente Médici
Escola Municipal Odulfo Domingues
Escola Municipal Dep. Paulo Magalhães.
DIREÇÃO
Selma Pereira
Maria Gomes
Arethusa Lopes
APOIO PEDAGÓGICO
Keilla Caroline
Fabiana Martins
Iara Nonato
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Angelita Rosa
Valda Duarte
INÍCIO E ENCERRAMENTO DO PROJETO
23 de Agosto e termina com a culminância no Dia da Criança.
DESENVOLVIMENTO E APOIO NO PROJETO
Professores do Matutino e Vespertino
Colaborador do Projeto:
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
PÚBLICO ALVO
Alunos do 3º ao 5º Ano
PROBLEMATIZAÇÃO
ü Deficiência ortográfica
JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas.
Dessa forma estaremos estimulando a solidariedade e o espírito competitivo, além de estarem acompanhando as atividades práticas realizadas através do trabalho interdisciplinar, nas quais o aluno se torna sujeito da sua aprendizagem, valorizando seu crescimento pessoal.
No período do dia 23 de julho a 11 de outubro, concomitante ao Dia da Criança.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sanar dificuldades ortográficas;
Ampliar o vocabulário;
Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
Compreender o significado das palavras;
Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
Incentivar todos os alunos a participar;
Conhecer algumas palavras do novo acordo ortográfico;
Desenvolver o espírito competitivo.
METODOLOGIA
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.
Envolver todos os alunos na competição;
Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos na memorização das palavras;
Escolher as palavras de acordo com o nível da série/ano e se possível em conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries.
Entregar a lista das palavras com antecedência aos alunos;
Incentivar os pais a assistirem a competição;
Expor o projeto soletrando onde os pais e comunidade em geral poderá ter acesso a ele (regulamento, objetivos, datas, etc.);
Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
Realizar simulados da competição em sala de aula;
Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada série;
Divulgar por escrito em mural os nomes dos alunos campeões;
Escolher em conjunto: professor, família e direção a premiação de cada turma, conscientizando que a premiação poderá variar de uma turma para outra;
Semifinal em cada escola;
A grande final em local a combinar.
REGULAMENTO
1ª e 2ª etapa
A gincana “soletrando” será uma competição realizada por ano∕série e turno escolar;
Podem participar todos os alunos matriculados (do 3º ao 5º ano);
Se possível em conjunto elaborar a mesma listas de palavras para as respectivas séries. (Ex: 3º ano matutino com 3º ano vespertino);
Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor com supervisão dos coordenadores da escola e do diretor;
É necessária a presença de pelo menos um funcionário na sala para que a competição aconteça;
Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência mínima de sete (7) dias da data marcada para cada etapa;
Em cada etapa serão: 100 palavras para o 3º ano, 100 palavras para o 4º ano e 100 palavras para o 5º ano; (25 por rodada);
A ordem de iniciar o soletrando será de acordo com a seqüência da lista de chamada (diário);
Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça à soletração será considerada errada;
A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
Se o professor desejar, além das duas etapas poderá acrescentar mais etapas, desde que observe o cronograma estabelecido;
A 1ª etapa será realizada nos dias 14, 15 e 16 de agosto sendo: 3º no dia 14, 4º no dia 15 e 5º Ano no dia 16.(nas respectivas escolas)
Na 1ª etapa não haverá eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4(quatro) rodadas;
Cada acerto valerá um(1) ponto;
Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a chance posteriormente; nas demais etapas não terão segunda chance, pois será fase classificatória e de premiação;
Em cada etapa os alunos terão sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada série/ano;
A 2ª etapa será realizada no dia 28 de setembro, (nas respectivas escolas);
Na 2ª etapa todos os alunos participarão e no fim da terceira (3ª) rodada de acordo com a somatória serão classificados para a grande final seis (6) alunos que obtiverem mais pontos;
Se ocorrer empate, os empatados continuarão a disputa em rodadas “extras” até encontrar seis (6) finalistas;
REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
DIA 11 DE OUTUBRO
A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano escolar;
Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer à mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três (3) componentes mais o professor regente. Todos receberão uma lista com as palavras em ordem alfabética para acompanhamento;
Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno não será obrigado a utilizar o microfone, desde que fale alto e de forma que possa ser entendido pelos componentes da mesa julgadora;
Se ocorrer qualquer problema técnico com o som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova oportunidade;
Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
O professor regente ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
A competição iniciará por série/ano e os alunos participarão em ordem alfabética;
As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
Se o aluno começar a soletrar e pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
O aluno que errar será desclassificado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
A competição acabará quando encontrar os três (3) primeiros colocados (de acordo com a classificação);
Para critério de desempate haverá vinte (20) palavras “extras”, (com maior grau de dificuldade) selecionadas antecipadamente pela professora regente de acordo com o nível de sua turma;
Só serão utilizadas as palavras “extras” quando o empate persistir e acabar as palavras da caixinha;
As palavras extras serão entregue aos alunos finalistas no mesmo dia em que forem entregues as palavras mescladas da 1ª e da 2ª etapa;
Os prêmios serão adquiridos com a ajuda dos pais de cada ano escolar, como acordo firmado durante as reuniões;
Os professores, pais e direção ajudarão na escolha dos prêmios;
A competição final será realizada por turno e série/ano e serão premiados do 1º ao 5º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 prêmio), 2º e 3º lugar( 1 medalha e 1 prêmio cada), 4º e 5º lugar(medalhas);
Premiará 1º, 2º e 3º lugar, correspondendo a 9 prêmios (por escola);
Os alunos que ficarem em 4º e 5º lugar em suas respectivas séries receberão medalhas (de acordo com a ordem de classificação);
Relatar no final da competição a premiação de cada um;
Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
Fica decidido que ao acabar as palavras da caixinha e também as palavras extras e não encontrar o 1º, 2º e 3º lugar, a competição será encerrada e os três receberão premiação igual e nas medalhas escrito: campeão do soletrando 2012 e a serie/ano escolar. Juntamente com os prêmios (iguais ) adquiridos com a ajuda dos pais. Nesse caso não haverá troféu;
Caso isso aconteça deverá marcar outra data para entrega dos prêmios se estes não estiverem padronizados;
Se acabarem as palavras da caixinha e as palavras extras e ainda tiver quatro (4) ou mais competidores empatados, a competição continuará voltando as palavras “extras” para a caixinha;
Por fim os alunos finalistas terão seus nomes e classificação divulgados no mural da escola.
CRONOGRAMA DO SOLETRANDO
1ª Etapa
DIA:14 de agosto de 2012 /terça-feira (5º ano)
DIA:15 de agosto de 2012 /quarta-feira (4º ano)
DIA:16 de agosto de 2012 /quinta-feira (3º ano)
2ª Etapa
Sugerimos entregar as palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.
DIA28 de setembro de 2012/ sexta-feira (3º,4º e 5º ano).
*Rodadas extras para desempate.
DIA: 05 de outubro de 2012 (sexta-feira)
GRANDE FINAL
DIA: 11 de outubro de 2012 (quinta-feira)
RECURSOS MATERIAIS:
- Dicionário;
- Banco de palavras;
- Máquina Fotográfica;
- Som;
- Microfone;
- Prêmios.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o envolvimento dos alunos na competição, verificando a aprendizagem proporcionada através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões e relatórios. Analisar o que deu certo ou errado e fazer alterações, aperfeiçoando o projeto para uma possível 2ª edição do soletrando.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa-Brasília: MEC/SEF,1998.
SITE. www.google.com.br. Acesso disponível: no dia 27 de junho de 2012. http://escolafdeassis.blogspot.com.br/2012/04/v-behaviorurldefaultvmlo.html
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